O governo sugere ao povo um plebiscito, uma maneira de se manifestar democraticamente. O povo, porém
entendeu que era para se manifestar nas ruas, com reclamações de todos os tipos
e de todos os cantos do Brasil; de todas as classes sociais e com gente de todas
as idades. No entanto, o que mais se fala em todos os jornais é sobre o tal plebiscito.
O plebiscito
é um direito que o cidadão tem de escolher, opinar sobre assuntos colocados em
debate. Depois do voto, é a única forma que o cidadão tem de se manifestar. É um
direito que esta garantido na Constituição Federal, a Lei maior do país, aquela
que organiza toda a sociedade, ou ao menos tenta. São os direitos políticos,
que asseguram que a “soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e
pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei,
mediante: plebiscito; referendo e iniciativa popular (art.14 CF)”.
Quando
se refere à soberania popular é porque todo o poder emana do povo, a soberania
significa independência. Sufrágio universal, o direito de todos, direito que o
cidadão tem de escolher seu representante político. Veja bem, apenas os
cidadãos, ou seja, quem é eleitor, quem não vota ou não quer votar, não poderá
opinar sobre nada, desculpa, até pode palpitar, mas apenas para o vizinho, familiares
ou amigos, menos nas urnas.
A urna
talvez seja o objeto que melhor representa a democracia, pois o voto tem o
mesmo valor, seja do rico ou pobre. O plebiscito será válido e muito
importante, afinal, não é isso o que todos querem? Mas é preciso pontuar. São necessárias
perguntas objetivas sobre um ou dois assuntos mais importantes, como por exemplo,
se é favor ou contra o voto aberto no parlamento? Ou se é a favor ou contra o
voto secreto no parlamento? São as mesmas perguntas, só foi mudada a forma de
perguntar. São detalhes que podem confundir o eleitor mais desatento,
dependendo do que o Poder Constituído, isto é, o Congresso Nacional quer de
fato, a primeira pergunta levaria o eleitor a colocar “contra”. Entende o
problema? Uma palavra pode mudar tudo, todo o futuro de uma Nação.
Portanto,
com ou sem plebiscito os políticos é que se cuidem porque quem está indo para
as ruas protestar é capaz de tudo. E no fundo, o que eles mais querem é atingir
eles: os políticos eleitos por eles. No fundo,
o Congresso não quer o plebiscito, é mais do que óbvio que os representantes
das duas casas (Câmara dos Deputados e Senado Federal) vão colocar milhares de
desculpas para que não aconteça o plebiscito, ou pelo menos não nesse momento diante
da euforia raivosa do povo. Você decide: sai de casa ou você vai pra rua? É a favor
ou contra?