quarta-feira, 3 de julho de 2013

"Vem pra rua" ou "sai de casa"?

O governo sugere ao povo um plebiscito, uma  maneira de se manifestar democraticamente. O povo, porém entendeu que era para se manifestar nas ruas, com reclamações de todos os tipos e de todos os cantos do Brasil; de todas as classes sociais e com gente de todas as idades.  No entanto, o que mais se fala em todos os jornais é sobre o tal plebiscito.

O plebiscito é um direito que o cidadão tem de escolher, opinar sobre assuntos colocados em debate. Depois do voto, é a única forma que o cidadão tem de se manifestar. É um direito que esta garantido na Constituição Federal, a Lei maior do país, aquela que organiza toda a sociedade, ou ao menos tenta. São os direitos políticos, que asseguram que a “soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante: plebiscito; referendo e iniciativa popular (art.14 CF)”.

Quando se refere à soberania popular é porque todo o poder emana do povo, a soberania significa independência. Sufrágio universal, o direito de todos, direito que o cidadão tem de escolher seu representante político. Veja bem, apenas os cidadãos, ou seja, quem é eleitor, quem não vota ou não quer votar, não poderá opinar sobre nada, desculpa, até pode palpitar, mas apenas para o vizinho, familiares ou amigos, menos nas urnas.

A urna talvez seja o objeto que melhor representa a democracia, pois o voto tem o mesmo valor, seja do rico ou pobre. O plebiscito será válido e muito importante, afinal, não é isso o que todos querem? Mas é preciso pontuar. São necessárias perguntas objetivas sobre um ou dois assuntos mais importantes, como por exemplo, se é favor ou contra o voto aberto no parlamento? Ou se é a favor ou contra o voto secreto no parlamento? São as mesmas perguntas, só foi mudada a forma de perguntar. São detalhes que podem confundir o eleitor mais desatento, dependendo do que o Poder Constituído, isto é, o Congresso Nacional quer de fato, a primeira pergunta levaria o eleitor a colocar “contra”. Entende o problema? Uma palavra pode mudar tudo, todo o futuro de uma Nação.


Portanto, com ou sem plebiscito os políticos é que se cuidem porque quem está indo para as ruas protestar é capaz de tudo. E no fundo, o que eles mais querem é atingir eles: os políticos eleitos por eles.  No fundo, o Congresso não quer o plebiscito, é mais do que óbvio que os representantes das duas casas (Câmara dos Deputados e Senado Federal) vão colocar milhares de desculpas para que não aconteça o plebiscito, ou pelo menos não nesse momento diante da euforia raivosa do povo. Você decide: sai de casa ou você vai pra rua? É a favor ou contra?

Nenhum comentário:

Postar um comentário